Religiões; hinduísmo, ...

 hinduísmo )Temos várias religiões em toda terra, na Índia sobressai o Hinduísmo, Budismo, no extremo oriente o Confucionismo, Taoísmo, Xintoísmo, no oriente médio o monoteísmo, Judaísmo e Cristianismo.

Hinduísmo:
Diferente de outras religiões, o hinduísmo não tem fundador, nem credo fixo nem organização de espécie alguma. A palavra hinduísta significa, ´´indiano``, é um pouco de cada religião e de várias culturas. O que chama mais a atenção é o sistema de castas, as principais são sacerdotes, (brâmanes); guerreiros; agricultores, comerciantes e artesãos ; servos. Para que tenha a graça ou salvação tem três vias do sacrifício. do conhecimento e da devoção.

Budismo:
O fundador do budismo foi filho de um rajá, Sidarta Gautama, ( 560-480 a. C. ), ele viveu no nordeste da Índia. Ele acreditava e ensinava que o homem não deve viver nem a o prazer extra vagante e nem a auto negação exagerada, pregava o caminho das oito vias, resumindo é perfeita compreensão; perfeita aspiração; perfeita fala; perfeita conduta; perfeito meio de subsistência; perfeito esforço; perfeita atenção e perfeita contemplação.
Os cinco mandamentos são: 1- não fazer mal a nenhuma criatura. 2 - não tomar aquilo que não lhe foi dado. 3 - não se comportar de modo irresponsável. 4 - não falar falsidades. 5 - não se entorpecer com álcool ou drogas.

Confuncionismo:
Não temos muitas informações acerca de Confúcio, ele deixou pouca coisa escrita, ele interpretou a filosofia e tradição antiga, pregava respeito aos deuses. Viveu por volta de 551-479 a. C. seus discípulos que foram responsáveis pela propagação do seu ensinamento.

Taoísmo:
Esta religião tem por base um livro chamado, ´´O livro do Tao e do Te``. Diz a história que quem escreveu o livro foi Lao-tse, que viveu no século 6 a. C. Acreditam no misticismo natural, pregam que devem ser passivos, e tem seus próprios deuses.

Xintoísmo:
É uma antiga religião nacional do Japão, não tem um fundador, a mitologia ensina que um casal divino izanagui e izanami, veio a terra e deu inicio a criação; o culto tem quatro elementos principais, purificação, sacrifício, oração e refeição sagrada.

Monoteísta, porque crê num único Deus que se revelou a Abraão cerca de 1800 a. C., existe adoração para outros deuses, acreditam que só há um único Deus criador dos céus e da terra, quando falou a Moisés Ele disse: Diga ..., Eu Sou te enviou.

Judaísmo:
A palavra judeu deriva de Judéia, esta religião também é chamada de ´´mosaica``, porque Moisés é considerado um de seus fundadores.
O seu livro sagrado é a Bíblia, tem vinte e quatro livros que no entanto é dividido em três grupos; A Lei ( Torá ), Os Profetas e Os escritos.
As sua festas são; O Ano-Novo que é celebrado em Setembro ou Outubro, O Dia do Perdão, assim chamado o período de dez dias de arrependimento que teve inicio no Ano-Novo, A Festa do Tabernáculo, que inicia poucos dias depois do Dia do Perdão, A Festa da Inauguração que é comemorada em Novembro ou Dezembro, A Páscoa é comemorada em Março ou Abril e A Festa das Semanas ou o Pentecostes judaico que é comemorado em maio ou Junho e comemora a ocasião em que a Torá foi dada ao povo no monte Sinai.

Cristianismo:
O Cristianismo tem na Bíblia Sagrada a regra de fé e conduta para sua vida, a Bíblia é o livro mais lido e mais vendido de todos os tempos. Os cristãos crêem na trindade, ou seja, Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo, um Deus trino.
Deus Pai enviou o seu Filho Jesus Cristo para pagar a cédula ou dívida que era contrária ao ser humano. Jesus nasceu antes da morte de Herodes, o Grande, no ano romano de 749, e a partir do nascimento de Jesus o nosso calendário foi introduzido.
A missão de Jesus era morrer na cruz do calvário, uma morte expiatória, redentora e de libertação.
Quando cumpriu a sua missão ascendeu ao céu na presença de dezenas de pessoas, no monte das Oliveiras, antes fez a promessa de rogar ao Pai para que enviasse o outro Consolador o Espírito Santo. ( João 14.26 )
Na festa de Pentecostes em Jerusalém aconteceu a descida do Espírito Santo, como lemos no livro de Atos dos Apóstolos, foi uma grande alegria, como sinal aquele que O recebeu começou a falar em línguas estranhas. 
Não há como comparar Jesus Cristo com os outros que são chamados ´´´profetas`` ou fundadores de ´´religiões``; o Senhor Jesus morreu porém ao terceiro dia ressuscitou. Ele está vivo assentado a direita de Deus Pai. 


Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Cerimônia Fúnebre: Funeral

Como realizar: Batismo Nas Águas

Aniversário de 15 anos