http://eticaeconduta.blogspot.com

Existe muitos erros, erros tais como doutrinários, éticos, conduta pessoal ou ministerial. Fico feliz quando vejo obreiros, novos ou anciãos, que estão sempre dispostos a aprender.

Tenho procurado me aprimorar a cada dia, digo sempre que a palavra de Deus é imutável, porém o meu avô que foi pastor da Assembléia de Deus, muitas vezes realizou cultos sem uma mesa de som, com um violão e um pandeiro; hoje pele graça de Deus temos toda uma aparelhagem de som, isto mudou, a forma de falar com o povo também era outra, o povo não perguntava porque ou para que.

Como ser um bom obreiro:
  1. Para você dar algo você precisa ter em sua posse, um professor para dar aula precisa estudar de três a quatro anos, para ser um bom obreiro você precisa ler a Bíblia e meditar nos seus ditâmes.
  2. A Bíblia nos revela como chegar ao céu e você será encarregado de transmiti-la ao povo, viver uma vida de oração, pois na oração você está falando com o Senhor da seara.
  3. Não ter do que se envergonhar, ser irrepreesível, o seu Pastor não tem que lhe chamar a atenção, você foi vocacionado para trabalhar e não para dar trabalho. Seja o exemplo dos fiéis, isto mesmo, exemplo para toda congregação. Você é um influenciador.
  4. Você não deve começar pelo púlpito e sim pela portaria da Igreja, alí você aprenderá a lidar com todas as faixas etárias, não crentes, novos convertidos e etc.
  5. Ao sentar no púlpito não deve ficar andando de um lado para o outro, evite cruzar as pernas parecendo que está na sua sala ou no cosultório do dentista. Se vai pregar não fique como um técnico de futebol a beira do campo, mas exalte e louve ao Senhor juntamente com a Igreja, a batalha teve ínicio na primeira oração.
  6. Quando ministrar olhe diretamente para a Igreja, perceba as reações, como os ouvintes estão recebendo a sua pregação ou palavra, busque a inpiração divina, seja humilde os soberbos são abatidos, não tome a glória para sí, você é só o porta-voz, se já oraram para que o senhor Jesus bençoe o pregador e os corações por favor não ore de novo, se pedir para a Igreja se colocar em pé, após a leitura peça que se asentem.
  7. Tenha cuidado com o horário, um estudo biblico pode ser de uma hora a uma hora e meia, uma pregação não deve exceder cinquenta minutos; não pregue e cante, chame outro para cantar, se assim desejar, você recebeu convite para ministrar a palavra.
  8. Evite contar piadas, fazer graça para o auditório sorrir; por mais humilde que a sua vestimenta seja procure ter cuidado com ela, a sua roupa não pode chamar mais a atenção do que a mensagem que Deus te deu; não ande de um lado para o outro na hora de ministrar, comprimente ao menos o pastor local ao assumir a palavra e no final agradeça a confiança seja gentil, porém fale o que o Espírito Santo lhe ordenar, sabendo que quem doutrina a Igreja local é o seu pastor e não você, mantenha a temperança.
  9. Se és um cooperador, diacono, presbítero ou pastor desempenhe a sua função, muitos desprezam a sí mesmo, não despreze o dom que há em ti.
  10. Você é o espelho para a igreja, diacono você é um oficial, mantenha a ordem, visite as viúvas, órfãos e necessitados, se és presbitero, pastor, evangelista quando assentado no púlpito você está muitas vezes olhando para trezentos, porém tem trezentos olhado para você, não se esqueça da ética, postura e espiritualidade.

Como dirigir um culto;

  1. Comprimente os irmãos, peça ao povo que estão pelo lado de fora que entrem, começe com uma oração em pé ou de joelhos, se for de joelhos avise que aquele que por algum motivo não poder ajoelhar não tem problema.
  2. Cante no máximo três hinos da harpa Cristã ou do hinário, já previamente avisado peça ao companheiro de ministério que faça a leitura introdutória, com todos em pé.
  3. Destribua as oportunidades, intercale ouvindo hinos, palavras e testemunhos, para não ficar só louvor ou somente palavra.
  4. Deixe pelo menos meia hora para a pregação da palavra.
  5. Dê as oportunidades e ore pedindo a direção do culto, fique na direção do Espírito Santo, ele é o maestro.
  6. Após o preletor ou pregador, (como queira), evite tecer comentários sobre a mensagem ou trazer uma nova mensagem biblica, afinal a palavra já foi ministrada, se o preletor não fez o apelo ou convite para quem deseja aceitar a Jesus Cristo como seu Salvador faça.
  7. Ore para o término do culto e despeça com a benção apostólica, a benção apostólica pode ser desta forma: Que a paz de Deus, o amor do nosso Senhor Jesus Cristo e as doces consolações do Espírito Santo sejam com todos, e, todos digam amém!
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Cerimônia Fúnebre: Funeral

Como realizar: Batismo Nas Águas

Aniversário de 15 anos