´´HALLELUJAH``

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Cerimônia Fúnebre: Funeral

Todo Pastor, Presbítero ou Dirigente de congregação deve estar pronto para realizar um cerimonial fúnebre, ( funeral ), é uma oportunidade para se falar de vida eterna, salvação e evidenciar os valores espirituais com que o Espírito Santo dotou aquele servo que agora passou para o senhor.

O oficiante deve conhecer a vida espiritual e o testemunho da pessoa falecida, sendo assim pegar os pontos positivos daquela pessoa para exemplo das pessoas presente; porém deve ser evitado exageros, ou ´´aumentar`` algum episódio da vida do falecido, para evitar constrangimento.


Como realizar a cerimonia:
  1. Comparecer ao local pelo menos uma hora antes, comprimentar os presentes e evitar a famosa pergunta: Tudo bem?. Diga tão somente: Meus sinceros sentimentos!; ou já cite algum versículo que traga conforto aos familiares e amigos.
  2. Iniciar com uma oração cpadlicoesbiblicas.blogspot.com o tão de voz moderado, nada de sorrisos. Dizer o significado do ato, as palavras são dirigidas ao vivo nunca ao falecido, ali está somente um corpo inerte; deve se estar ciente do horário em que o cortejo deixará o local do velório e irá em direcção ao local de sepultamento.
  3. Previamente tendo conversado com a família e a mesma concordando, entoar alguns hinos, por exemplo da Harpa Cristã, nº 371, nº 83, nº 88 e nº 187.
  4. Ouvir algum membro ou obreiro da Igreja, sem tomar muito tempo, depois ler algum texto que pode ser: 1 Ts 4.13-18; 2 Co 1.5-7; 5.1-10; 1 Co 15.39-55; Ap 14.13 e 21.3,4. usando um tom de voz compatível com o momento faça a explanação é um bom momento para se reflectir sobre a verdadeira razão da vida e falar de Salvação.
  5. Após o ato o oficiante fará mais uma oração, suplicando a Deus a consolação para todos e em se tratando de um servo de Deus agradecer ao senhor pelo tempo que ele passou entre nós.
  6. Após esta oração, o oficiante dirá: ´´Está concluída a cerimonia e a condução do sepultamento fica a critério da família.``
No local do sepultamento deve ser feita somente uma breve oração respeitando o momento de dor pela perda do ente-querido.  

                                  Postado por:
                                                    Pb. Rogerio Brum Rodrigues.

Um comentário:

  1. Todos tem a sua hora, não sabemos o dia que chegará a hora.

    ResponderExcluir