Música Profana





Introdução:
 A música profana é a música não-sacra, vinculada as tradições não religiosas  da intelectualidade humana. O termo refere-se também a toda a música feita fora do culto ou sem o intuito do louvor.


MÚSICA - A arte de combinar agradavelmente os sons. Existe desde os tempos mais antigos (Gn 4.21). Usava-se música para comemorar vitórias (Êx 15.1-21; Jz 5) e em outras ocasiões, como festas (2Sm 19.35), casamentos (Jr 7.34) e enterros (Mt 9.23). Às vezes era acompanhada de dança (Êx 15.20; 1Sm 18.6-7; Mt 11.17). Davi e Salomão contribuíram para o desenvolvimento da música coral e instrumental em Israel (1Cr 6.31-48; 16; 2Cr 29.25). Usavam-se instrumentos de cordas (HARPA, LIRA, SALTÉRIO); de sopro (FLAUTA, GAITA, ÓRGÃO, TROMBETA de metal ou de chifre [ BUZINA; NTLH, corneta]); e de percussão (ADUFE, CÍMBALO, CÍTARA, PANDEIRO, TAMBOR, TAMBORIL, TAMBORIM). O canto, tanto na forma uníssona como coral, e a música instrumental tinham seu lugar nos cultos e na vida religiosa do povo de Deus do AT e do NT (1Cr 16.4-7,37; Is 51.3; Mt 26.30; Ef 5.19; Cl 3.16).

Adufe



HINO - Poesia musicada usada nas reuniões de adoração a Deus e na devoção particular. O livro dos Salmos era o hinário de Israel e da Igreja cristã. O hino cantado após a ceia (Mt 26.30) foi o HALEL (Sl 113-118). Lucas registra quatro hinos cristãos, os hinos do Advento, conhecidos pelos seus títulos em latim: o Magnificat "engrandece" - (Lc 1.46-55); o Benedictus "bendito" - (Lc 1.68-79); o Nunc Dimittis "agora despedes" - (Lc 2.29-32); e o Gloria in Excelsis "glória nas alturas" - (Lc 2.14). Há citações de hinos, aparentemente, em (Ef 5.14, Fp 2.6-11, 1Tm 1.17; 3.16; 6.16; 2Tm 4.18).

Quero despertar você para o perigo de certas músicas, principalmente as internacionais e também deve se ter cuidado com as mensagens subliminares, por exemplo podemos citar a seguinte letra da música ´´Demons`` (Demônios), de Rigor Mortins:

Viemos para tomar seus corpos, para estuprar sua almas indefesas,
para transformá-los em criaturas sem misericórdia e frias.
Nós os forçamos a matarem seus irmãos, a beberem seu sangue e comerem seu os miolos,
a retalharem a carne e a chuparem os ossos até que todos fiquem isanos.
Somos pestilentos e contaminamos.
As legiões de demônios do mundo prevalecem.


 Como tem sido a tua escolha:
  O que você sente ao ler uma letra de música como esta, pois devamos tomar todo cuidado. 
Nós precisamos separar a música sacra da música profana, não ouvir música que traga somente emoções e sentimentos carnais e sim que alimente a nossa alma.
 Vejam sob uma óptica bíblica o significado da música POEIRA da IVETE SANGALO:

A minha sorte grande foi você cair do céu
Minha paixão verdadeira

É lindo teu sorriso,
O brilho dos teus olhos
Meu anjo querubim

Chegou no meu espaço mandando no pedaço
Um amor que não é brincadeira

Pegou me deu um laço
Danço bem no compasso, de prazer,
Levantou poeira

Foi você cair do céu: quem foi que caiu do céu? Apocalipse. 12:9 diz: "E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele."

Meu anjo querubim: isto confirma que está se referindo a um anjo e confirma que é Satanás,
pois descrevendo a Satanás antes de sua rebelião, Ezequiel. 28:14, 15 diz: "Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniquidade em ti. "

Chegou no meu espaço, mandando no pedaço: quem será que quis adoração só pra si? Querendo mandar em quem os anjos e humanos deviam servir.

Pegou me deu um laço: quem é descrito em 1 Pedro 5:8: "Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar. "

Mensagem subliminar:
 A psicologia é quem melhor define Subliminar: - Qualquer estímulo produzido abaixo do limiar da consciência, e que produz efeitos na actividade psíquica ou mental. A Mensagem Subliminar é dotada de uma arte a mais. A arte da persuasão inconsciente. Ela trabalha com o subconscientes das pessoas.

Profano ou Sacro:
  A partir de agora, e utilizando as ferramentas podemos dizer que música sacra é tudo aquilo – mas somente aquilo – que não é música profana. Que não pode ser confundida em sua forma e essência.    
 Nesse caso, porém, o conceito de Música Sacra terá que ser adaptado a cada cultura: ela será diferente da música secular de um povo; produzida por instrumentos musicais que não estejam unicamente associados à música profana daquela região, e deverá ser sempre coerente com o texto que a acompanha.

Louve ao Senhor em todo tempo:
 A música Sacra foi influenciada pelos gregos.
Deve ser santa, e por isso excluir todo o profano não só em si mesma, mas também no modo como é desempenhada pelos executantes.
Naquela época, ser cristão era um ato de bravura e coragem que, muitas vezes, era pago com seu próprio sangue; Os cristãos, refugiados nas catacumbas, cantavam com Fé e Amor a Cristo. 

 
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Cerimônia Fúnebre: Funeral

Como realizar: Batismo Nas Águas

Aniversário de 15 anos