´´HALLELUJAH``

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Como realizar: Batismo Nas Águas

Batismo nas águas Pbrogeriobrum.blogspot.com



Uma das coisas mais importantes na Igreja é o batismo nas águas, assim como as demais ordenanças de Cristo; o pastor que for realizar a cerimônia de batismo deve estar ciente do seguinte:
  1. Horário e local em que será realizado o batismo.Estar de barba feita, cabelo cortado e bem trajado e se possível de branco ou com uma roupa de cor clara.
  2. Ter o nome dos pastores (batizante), no mínimo dois, que estarão mergulhando os candidatos no rio ou no tanque, o nome das irmãs e irmãos que estarão ajudando os candidatos a entrar e sair da água.
  3. Saber quem é o responsável das capas (vestes brancas), que serão distribuídas para os candidatos usarem e as mesmas serem recolhidas logo após o ato batismal.
  4. Na medida que se mergulha o candidato nas águas a banda de música e os presentes canta uma estrofe e o estribilho do hino de nº 470 da Harpa Cristã.
Se for realizar o batismo em um rio os pastores (batizante) que irão mergulhar o candidato devem conhecer previamente o local, a profundidade e ter conhecimento total do espaço a ser utilizado, se for no tanque ou piscina obviamente este reconhecimento é mais fácil. A palavra ´batismo` significa ´´mergulhar, afundar e emergir`` o batismo pode ser realizado em qualquer lugar em que haja água o suficiente para mergulhar o candidato a batismo.

O requisito para ser batizado é ter aceitado a Jesus Cristo como único Salvador de sua vida, porém é importante levar este novo convertido para o discípulado onde o mesmo aprende o básico da doutrina bíblica, costumes e regimento interno da Igreja onde ele será membro como todos os demais, com os mesmos direitos e deveres. 
    Dá-se início com uma oração, canta dois ou três hinos, faz uma leitura de um texto bíblico e faz um comentário do texto lido, falando para todos mais em especial aos novos convertidos, que neste momento estão enfileirados ou juntos e que  estarão descendo as águas batismais e serão os novos soldados do Exército de Cristo e após a explanação, faz mais uma oração e se inicia o ato.
    Após todos os candidatos serem batizados, o batizante  faz uma oração e então quem está na direção do trabalho faz os agradecimentos tanto a Deus como os novos convertidos e todos presentes e ora para terminar e despede com a benção apostólica.   
    A leitura sugerida é Mt 28.18-20 e 1 Co 10. 1-4 e hinos sugeridos da Harpa Cristã são  nº 470, nº 388, nº 212, nº 491 e nº 509.  


    O batizando será orientado a colocar as mãos entrelaçadas sobre o peito; o batizante colocará a mão que vai suportar o peso do batizando um pouco abaixo da nuca deste e lhe fará as seguintes perguntas:

    1. O irmão crê que Jesus Cristo é o Salvador e Senhor de sua vida?
    2. Promete viver para Ele durante toda a sua existência?
    3. Está disposto a obedecer à sua Palavra incondicionalmente? 
    Após ouvir o ´´Sim`` do candidato o batizante dirá: Segundo a tua confissão e testemunho eu te batizo em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo.
    E então colocará a outra mão sobre as mãos postas do batizando e o inclinará para trás até submergi-lo totalmente e com rapidez o levantará a posição ereta e o conduzirá a quem está ajudando.


    Batismo:
    Cerimônia em que se usa água e por meio da qual uma pessoa se torna membro de uma igreja cristã. O batismo é sinal de arrependimento e perdão (At 2.38) e união com Cristo (Gl 3.26-27), tanto em sua morte como em sua ressurreição (Rm 6.3-5). 

    Um comentário:

    1. Como é gostoso ver as pessoas descendo as águas batismais, e quando no mesmo instante são batizadas com o Espírito Santo e com fogo. é só glória a Jeová.

      ResponderExcluir