Provérbios

Provérbios


A sabedoria de todas as idades, desde a mais remota antiguidade, foi escolhido para comprimir e comunicar suas lições com frases resumido curtas, e em linguagem poética, que foram prontamente concebido e facilmente retidas, e divulgado na sociedade como princípios úteis, a ser desdobrada como ocasião exigia. Na verdade, tais máximas curtas, abrangendo muitas instruções em poucas palavras, e levando sua própria evidência com eles, são admiravelmente adaptado para orientar o comportamento, sem sobrecarregar a memória, ou perplexidade a mente com raciocínios abstratos; e, portanto, há, em todos os países e em todas as línguas, provérbios antigos, ou ditos comuns, que têm grande autoridade e influência sobre as opiniões e ações da humanidade. 

Tais máximas, no entanto, querem a sua base adequada, a sanção de uma Original Divino; e sendo geralmente o mero resultado da prudência mundana, muitas vezes são calculadas para impor ao julgamento, e para enganar aqueles que são dirigidos por eles. Mas os provérbios deste livro não só é muito mais antiga do que quaisquer outros existentes no mundo, e infinitamente superar todos os ditos éticos dos sábios antigos; mas também ter recebido uma imprimatur Divino, e são regras infalíveis para dirigir a nossa conduta em todas as circunstâncias da vida humana. Eles são tão justamente fundada nos princípios da natureza humana, e assim adaptado aos interesses permanentes do homem, para que eles concordam com os costumes de cada época; e são adaptadas para cada período, condição ou posição na vida, no entanto variou em sua tez ou diversificada pelas circunstâncias. 

Os reis e súditos, ricos e pobres, sábios e tolos, velhos e jovens, pais e mães, maridos e esposas, filhos e filhas, senhores e servos, pode aqui aprender suas respectivas funções, e ler aulas de instrução para a regulação da sua conduta em suas várias circunstâncias; enquanto que os motivos mais poderosos, derivadas de honra, o interesse, o amor, o medo, a afeição natural, e piedade, são exibidos para inspirar um amor ardente da sabedoria e virtude, e a maior aversão da ignorância e do vício. Essas máximas são estabelecidas de forma tão clara, copiosamente, de forma impressionante, e em tal variedade, que todo homem que deseja ser instruído pode tomar o que ele escolhe, e, entre multidões, os que ele mais gosta. 

"Ele é sábio", diz São Basílio, "não só quem tem chegado a um hábito completo de sabedoria, mas quem fez algum progresso em direção a ela; ou melhor, que o faz como ainda, mas amá-lo, ou desejá-lo, e ouvi-la. Tal como estes, ao ler este livro, não será feita mais sábio; porque eles serão instruídos em muito divino, e em nenhuma aprendizagem menos humano .... Ele refreia a língua prejudicial, corrige o olho devassa, e amarra a mão injusta em cadeias. Persegue preguiça, castiga todos os desejos absurdos, ensina a prudência, levanta coragem do homem, e representa a temperança e castidade depois de tal forma que não se pode, mas tê-los em veneração. "
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Cerimônia Fúnebre: Funeral

Como realizar: Batismo Nas Águas

Aniversário de 15 anos