segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Dons Espirituais

Introdução:
1Cor 12.
4  Ora há diversidades de dons, mas um mesmo é o Espírito;
5  há diversidades de ministérios, e um mesmo é o Senhor;
6  há diversidades de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.
7  A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito para proveito.
8  Pois a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; a outro a palavra de ciência, segundo o mesmo Espírito;
9  a outro fé, no mesmo Espírito; a outro dons de curar, em um só Espírito;
10  a outro operações de milagres; a outro profecia; a outro discernimento de espíritos; a outro diversidades de línguas, e a outro interpretação de línguas;
11  mas todas estas coisas opera um só e o mesmo Espírito, distribuindo a cada um particularmente como lhe apraz.




Temos aqui relacionados nove dons: palavra da sabedoria, palavra da ciência, fé, dons de curar, operação de maravilhas, profecia, discernimento de espíritos, variedade de línguas e interpretação de línguas.
Dons espirituais, ( Do lat. donum + spirituale) dádiva, presente relativo ao espírito. Recurso extraordinário que o Senhor Jesus deixou a disposição da Igreja.
Os dons deve ser exercido com amor, ainda que alguém der o seu corpo para ser queimado mais se não for por amor de nada se aproveita, a humildade deve estar na vida daqueles que exercitam os dons espirituais e por fim a prudência sem esquecer da sabedoria evidentemente.

 A palavra grega ´´heteros``, ´´outro de tipo diferente`` com base nesta palavra podemos dividir os dons em:
  • Dons de ensino (pregação): A palavra de sabedoria. A palavra do conhecimento.
  • Dons do ministério(à Igreja e ao mundo): Fé. Dons de curar. Operação de maravilhas. Profecia. Discernimento de espírito.
  • Dons de adoração: Variedade de línguas. Interpretação de línguas.
Observe: 
  • A palavra da sabedoria: entendo que deva ser a maturidade, uma sabedoria que transcende a sabedoria humana, não se aprende nas faculdades, mais sim com a busca da orientação divina, uma sabedoria que vem do alto.1Co 2.5; Tg1.5 e Lc 21.14.
  • A palavra do conhecimento: está relacionado ao ensino das verdades da palavra de Deus. Não é o resultado do estudo por si só, vai além do intelecto humano.O conhecimento de Pedro em relação a mentira de Ananias e Safira.
  • Fé: Oração fervorosa, alegria extraordinária e coragem incomum acompanham o dom da fé. 1Rs 18.33-35 e At. 27.25
  • Dons de curar: há uma necessidade de unir a fé de quem ora com a fé do enfermo, muitas vezes depende mais de quem está enfermo, porém a glória é para Deus. Deus também pode curar de forma soberana.
  • Operação de maravilhas: isto consiste de dois plurais; de dunamis (façanhas de grande poder sobrenatural) e energêma (resultados eficazes). Esta relacionado à protecção, provisão, expulsão de demônios, alteração de circustâncias e juízos.
  • Profecia: refere-se a várias mensagens espontâneas, inspiradas pelo Espírito Santo, numa linguagem conhecida a quem fala ´´para edificação (especialmente na fé), exortação (especialmente para avançar na fidelidade e no amor) e consolação (que anima e revifica a esperança e a expectativa). 1Co. 14.24,25; At. 15.32 e 1Co. 14.29.
  • Discernimento de espírito: há espíritos malignos, falsos e que querem se infriutar no meio do povo de Deus, este, dom é necessário a todos. Que tem este dom deve entender que como os demais estes são para fins específicos.1Jo. 4.1
  • Línguas e interpretação: as línguas estranhas edifica quem fala, por causa disto é bom quando vem acompanhada de interpretação para que todos entendam.Em 1Co. 14.1-5, o valor funcional das línguas e da interpretação pode ser comparada ao da profecia no ensino(14.6-12), na adoração (14.13-19), no evangelismo 914.20-25) e no ministério ao Corpo (14.26-33).
Conclusão:
Vamos buscar os dons espirituais, a Igreja actual tem orado muito pouco, quanto tempo temos tirado por dia ou por semana para orar.
Só recebe aquele que pede, quem não pede não recebe. todos nós gostamos de presentes, Deus tem presentes para a sua Igreja.


                                                  Elaborado por: Pb. Rogerio Brum
Postar um comentário

Postagem em destaque

Cerimônia Fúnebre: Funeral

Todo Pastor, Presbítero ou Dirigente de congregação deve estar pronto para realizar um cerimonial fúnebre, ( funeral ), é uma oportunidade p...