quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Teologia


Bíblia.
A coleção de escritos considerados pela Igreja cristã como inspirados por Deus. O termo ´´Bíblia`` é de origem grega e quer dizer ´´livrinhos``.
A Bíblia tem 66 livros e se divide em duas partes: Antigo Testamento(39 livros) e Novo Testamento(27 livros).
O A.T. foi escrito em hebraico, com exceção de alguns escritos em aramaico o N. T. foi escrito em grego.

Testamento: designação de cada uma das duas divisões da Bíblia, que agrupa os escritos da Antiga e Nova Aliança.
Aliança é acordo que de Deus por causa do seu amor fez com o seu povo, o povo de Deus é perdoado dos seus pecados, recebe bençãos eternas e vive uma vida de dedicação a Ele e ao seu serviço.
{Dt 7.8,9; Rm 11.26,27; Hb 9.15; Hb 10.19-21 e II Co 3.6}

A Bíblia tem cerca de quarenta escritores, levou dezessete séculos para ser toda escrita, foi escrita por reis, profetas, pastor de ovelhas, médico, boiadeiro e ETC. Sendo o seu autor o próprio Deus.

Sua divisão:
Pentateuco é o nome dado ao grupo dos primeiros cinco livros do A.T. os judeus o chamam  ´´ A Lei`` (torá).
Livros Históricos do A.T. são livros que contam a História do povo de Deus desde a sua entrada em Canaã , mais ou menos em 1400 A.C. à 443 A.C., são doze livros: Josué, Juízes, Rute, Samuel (I e II), Reis (I e II), Cronicas (I e II), Esdras, Neemias e Ester.
Livros Poéticos é os livros escritos segundo os modelos da poesia hebraica, são os seguintes: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cântico dos cânticos.
Livros Proféticos, livros que contém as mensagens dos profetas do A.T., bem como episódios da vida deles. Esses livros são dezessete, sendo cinco chamados de profetas maiores: Isaías, Jeremias, Lamentações, Ezequiel e Daniel. Doze são os profetas menores: Ozeias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miqueias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.

Evangelho: ´´Boa noticia`` (grego)
Nome dado a cada um dos quatro primeiros livros do N.T. que são Mateus, Marcos, Lucas e João. 

Epístola: ´´Carta``
O apóstolo Paulo escreveu treze: Romanos, Corintios(I e II), Gálatas, Efésios, Filipenses, Tessalonicenses  (I e II), Timóteo(I e II), Tito e Filemom. 
Epístolas, gerais - são as sete cartas conhecidas como gerais, universais ou católica: Tiago, Pedro(I e II), João(I e II), Judas; elas foram escritas para as Igrejas em geral.

Apocalipse, livro escrito por João que estava preso na Ilha de Patmos, ´´Apocalipse`` quer dizer ´´Revelação``, o livro foi escrito durante um tempo em que as autoridades romanas estavam perseguindo os cristão porque eles não prestavam culto ao Imperador. 
Neste livro utiliza-se símbolos e visões, assim os perseguidores não entendiam a mensagem e os leitores não corriam o perigo de serem presos.
{Ap 1.1; Dn 7.12} 

       
Postar um comentário

Postagem em destaque

Cerimônia Fúnebre: Funeral

Todo Pastor, Presbítero ou Dirigente de congregação deve estar pronto para realizar um cerimonial fúnebre, ( funeral ), é uma oportunidade p...